No dia 16 de maio de 2024, a Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (CDMA), através do ofício CDMA nº 156/2024, solicitou a Secretária de Municipal de Saúde Sra. JULIANA NOGUEIRA DOS SANTOS, que a população residente no 4º Distrito de Maricá (ITAIPUAÇU) fosse advertida através de material informativo e placas de sinalização, que o Canal da Costa e sua foz em maré vazante e o Rio Itaocaia são áreas impróprias para o uso de banhistas.
A CDMA apresentou a prefeitura de Maricá, um Relatório de Vistoria de Gerência de Informações Hidrometeológicas e de Qualidade das Água do Instituto Estadual do Ambiente (INEIA), sobre a análise do Canal da Costa.
Um dos locais, que é muito frequentado pelos moradores e por turistas, fica no bairro Recanto, aonde o Canal se encontra com as aguas da mar. Não há dúvida que esta informação é péssima, para a população, em especial ao meio ambiente.
O descaso das autoridades, em especial da prefeitura de Maricá, com o meio ambiente, é grosseiro e irresponsável, nesse mesmo local citado, no bairro do Recanto, temos inúmeras saídas de esgotos, que margeam, o Canal da Costa, sem qualquer tratamento, isso, já foram feitos flagrantes e denunciados a muito tempo. Para piorar tudo, temos uma Mílicia em Itaipuaçu, que domina os setores de Posturas e Fiscalização Sanitária, que são proibidos de fiscalizar, em várias áreas, principalmente, onde estão os negócios lucrativos, que fazem parte dos negócios dos Milicianos, como é o caso, assunto exaltadamente denunciado no MPRJ pelo jornalista Marcelo Cerqueira de Almeida, onde as irregularidades e ilegalidades continuam aos olhos de todos.
O terror e o domínio da Milícia de Itaipuaçu (clique no link https://jornalnapauta.com/2024/06/28/mprj-e-prefeitura-de-marica-fazem-acordo-de-cooperacao-tecnica-para-combater-construcoes-ilegais-e-ocupacoes-irregulares/ e vejam a reportagem que o JNP fala do acordo MPRJ x PMM) no governo é tão grande, que a prefeitura foi buscar um acordo, com o MPRJ, para o GAECO/MPRJ, pudesse combater as inúmeras irregularidades e ilegalidades, que temos, inclusive, que contribuem para a contaminação do canal, já que são comércios ilegais, a qual, todos sabem que são maléficos e contribuem com contaminação do meio ambiente, o que prova isso, é nossa realidade, vista por qualquer um e pelos resultados apresentados no relatório do INEA.
“Quando morava no Recanto de Itaipuaçu, fiz vários comunicados, chamando a atenção, quanto a poluição no Canal, inclusive, tínhamos saídas de esgotos, na cara de todo mundo, sabemos que temos várias saídas de esgotos camufladas e enterradas, de forma que não podemos ver, a olho nu. Agora, com muita tristeza, estamos com o banho impróprio, espero que as pessoas façam uma reflexão e se conscientizem, para que possamos salvar o Canal da Costa, amado por todos, menos pela facção do PT, que domina a cidade há 16 anos, com mentiras e enganação, inclusive, no meio ambiente, que gastam milhões, travestidos, que estão combatendo e procurando soluções, a contaminação do Canal da Costa é mais um legado, que será deixado pelo PT, que ainda não cumpriu a solicitação da CDMA, de 18 de maio de 2024, avisando a população, que o banho está impróprio e dos riscos de doenças, quanto a continuarem desavisados, tomando banhos no canal” Disse Marcelo Cerqueira
https://www.facebook.com/share/p/aPsmMqXRVDcx3MmK/?mibextid=oFDknk
No link acima, o Jornalista Marcelo Cerqueira postou as cópias do relatório realizado pelo INEIA – RJ, na sua pagina no facebook.