Uma reportagem, feita pelo Jornalista decano de Maricá Ricardo Cantarelle da TVC, trouxe um assunto, que vem sendo criticado por diversos moradores, que reclamam, que procuraram a PM e não conseguiram atendimento, o que entendemos ser grave, a população precisa ter meios de acionar a PM, com rapidez necessária, o que segundo moradores, não vem ocorrendo com eficiência.
https://www.facebook.com/share/p/1DMJseNGoF (cliquem e vejam na íntegra)
Na reportagem no link acima, o Jornalista apresenta um áudio, oriundo de um morador, que relata, que procurou a 6ª Cia do 12° BPM, não conseguiu, resolveu ligar para 190, onde teve uma resposta, que fica difícil de acreditar e digerir.
Essas mensagens são de moradores, que se pronunciaram sobre o assunto.
Nós recebemos a mensagem acima, logicamente, ocultamos a fonte.
Vários militares da 6ª Cia, fizeram contato com a TVC, uns até indignados, em um primeiro momento, achando que a reportagem, tinha intenção de atacar os militares, o que não existe, a TVC e o Jornal da Pauta, buscam melhorar os serviços públicos, com clareza e cobranças devidas, inerentes as questões que são apresentadas pela população. Os Policiais Militares, que nos ligaram, temem represarias, com isso tratamos o anonimato. Alegam que vivem, um sistema onde o secretário de Ordem Pública de Maricá, é um Cel PM da ativa, o que acaba tendo influencias sobre a 6ª Cia, que é comandada por um oficial subordinado, um deles ainda lembrou, da retirada do Major PM DAVI, que começou a trabalhar sério, foi retirado rapidamente da unidade. No lugar do Major, os mesmos políticos que o retiraram, colocaram o Cap PM YEDOO, acusado de ter ligações, com pessoas nomeadas na prefeitura de Maricá, o que deveria ser investigado. O então Cap PM YEDOO, foi denunciado pelos praças, o que não se tem conhecimento de nenhuma punição, pelo contrário, o então Cap PM YEDOO, foi promovido a Major. Um dos policiais disse, que o sistema implantado na cidade, os deixam limitados a varias ações e chama a atenção, com um tom de crítica, citando o fato do telefone da 6ª Cia, estar há várias semanas sem funcionar, façam vocês suas conclusões.
O Jornal Na Pauta procurou a Secretaria Estadual de Polícia Militar (SEPM), através de um e-mail.
“Essa reunião do prefeito Fabiano Horta, vem depois dessa implantação, já ter sido discutido, aprovado, depois no último vagão, veio a notícia, que Maricá não estava incluída, na lista dos municípios que seriam contemplados com a implantação de novos batalhões. Agora, o prefeito Fabiano Horta, volta a cobrar, o que será que está faltando para esse batalhão sair, Maricá tem áreas para escolher e dinheiro para executar a obra” Dispara Marcelo Cerqueira.
O Jornalista Ricardo Cantarelle fez um comentário, em uma postagem do prefeito Fabiano Horta, que na publicação, apresenta fotos de uma reunião com o Cel PM Sylvio Guerra, Comandante do 4° Policiamento de Área (CPA), cobrando o funcionamento do telefone da 6ª Cia .
Cliquem no link abaixo e vejam na íntegra, a solicitação do “Módulo de Segurança” para o CMCMV de Itaipuaçu. https://www.facebook.com/share/p/19dRZgeoHn
Outro muito criticado, é o atual Secretário de Ordem Pública Cel PM VERAS, indicado pela promotora “Madrinha” da cidade, que acumula erros em procedimentos, já comprovados por várias ocorrências, que envolveram a GM. As duas últimas, viraram notícias na grande mídia, com repercussão nacional. Um GM foi agredido, quase lixado, por conta do PROEIS, demorar a chegar no local. PROEIS que é acusado de trabalhar restrito a vários tipos de ocorrências, o que não vimos em outros municípios, pode-se a te dizer, que leitura do momento do SEOP, não visa acabar com os problemas que Maricá tem na segurança pública, parece trabalhar para um equilíbrio e manutenção do números, que na verdade, vem aumentando aos olhos e sofrimentos de todos em Maricá.
Temos uma despesa com “Módulos de Seguranças” aberrativa e com certeza desnecessária, temos áreas como o CMCMV de Itaipuaçu, que já poderiam ter um Módulo de Segurança” e câmeras, transformando um local inadequado para o crime, como foi colocado no CMCMV de Inoã, o que teve sucesso e deveria ser objeto de repetição, já que resolveu o problema, temos que saber quais são as verdadeiras intenções do Cel Pm VERAS, que mantém os “Módulos de Seguranças” longe das áreas, que o crime dominou, que são várias, que será que falta ?? Interesse ?? Disposição ?? Coragem ??? Medo de bater de frente ?? São perguntas que a população, deveria ter acesso. Cadê as “BLIT’S” Não vimos mais “BLIT’S, tem uma postagem, que o internauta, quer saber “a quem interessa, esses procedimentos, que não resolvem os problemas”, ou seja, não tem ninguém passando batido, os erros estão aos olhos de todos e a população não aguenta mais, o crescimento dos crimes. “FATO”.
https://www.facebook.com/share/p/DRvV9pqPvHQa4eh9/?mibextid=oFDknk (cliquem e vejam o absurdo).
Maricá vive um momento diferente, quando o assunto é segurança pública, o Jornal Na Pauta, fez uma reportagem sobre os 2 salários do Secretário de Ordem pública Cel PM Veras (R$ 61.384,62), que somados, lhe faz receber, mais que o presidente Lula, logo depois que publicamos, recebemos uma mensagem, apresentando um dos gastos, que a prefeitura tem com a SEOP, referente aos “Módulos de Seguranças”, que não servem para nada, colocados longe das áreas dominadas pelo crime, alugados por R$ 30.324.591,92 (trinta milhões, trezentos e vinte e quatro mil, quinhentos e noventa e um reais e noventa e dois centavos). Imaginem quantos “Módulos de Seguranças” poderiam ser comprados com esse dinheiro, ou mesmo, quantos locais, a prefeitura teria construído para servir de sede da GM e do Proeis.
O prefeito eleito vem fazendo inúmeras promessas, uma delas, diz que vai atacar firme, os crimes em Maricá, o que todos Maricaenses querem, ameaçado pelos bandidos do CMCMV de Itaipuaçu, tem curriculum de não colocar o “rabo entre as pernas”, inclusive, na reportagem feita pela TVC, fala-se em CHOQUE DE ORDEM, o que com certeza vai de contra os interesses, que estão aos olhos de todos. Será que esses contratos, permanecerão no novo governo ??? Será que o PROEIS vai funcionar em Maricá, como funciona em diversos munícipios, que vimos o PROEIS atuando com veemência, diferente de Maricá ??? Bem, são perguntas que só podem ser respondidas pelo prefeito eleito, a qual o Jornal Na Pauta vai procurar.