Desde julho de 2023, o jornalista Marcelo Cerqueira, vem se reunindo com moradores do bairro de Ponta de Negra, distrito de Ponta Negra, município de Maricá, que relataram sérios problemas, segundo os moradores, os problemas se perpetuam e não são resolvidos pela prefeitura de Maricá.
Também, em julho de 2023, o Jornal Na Pauta recebeu um vídeo, onde um morador, relata que funcionários da prefeitura de Maricá, mexem em uma “VALA NEGRA” que concentra esgoto, vindo de varias ruas, que são encaminhados para as manilhas, que conduzem os resíduos para o Canal de Ponta Negra. “Sacanagem da prefeitura de Maricá” , dispara Marcelo Cerqueira, mediante o flagrante.
Através de várias visitas aos locais, apontados pelos moradores, o jornalista fez fotos, vídeos, procurou órgãos dos setores de meio ambiente, no dia 27 de fevereiro de 2023, protocolou petição na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente – DPMA, na Cidade da Polícia, em Benfica, na cidade do Rio de janeiro.
Na sequência, rua Minas Gerais, com manilhas, que fazem a ligação, para a grande vala, que fica colada ao Canal, relatada no vídeo abaixo.
A denúncia apresenta fortes indícios de crimes ambientais, que partem, desde ligações clandestinas de esgoto, feitas por moradores, nas galerias pluviais, após a pavimentação do local, com ausências de galerias de esgotos, implantadas no momento das obras, moradores são firmes em dizer, que teve ligações feitas, pelos mesmos funcionários que participaram da implantação das galerias pluviais.
O jornalista Marcelo Cerqueira publicou uma ‘”Nota a População de Maricá”, contendo a petição completa, protocolada na DPMA – Delegacia de proteção ao Meio Ambiente, no dia 27 de fevereiro de 2024, com todos os vídeos e fotos, na sua página no facebook.
Abaixo, cliquem no link e tenham acesso a denúncia na íntegra:
https://www.facebook.com/share/p/n3kRsNm7aqVTTymJ/?mibextid=oFDknk
Turistas e moradores desinformados, quanto a contaminação no canal, além de acamparem próximos as manilhas citadas, com cadeiras, barracas e isopores, tomam banhos, nos mesmos locais, de despejos de efluentes sanitários. Na petição, entre os pedidos, está que o Delegado Dr. Wellington Pereira Vieira, estude a possibilidade de interditar banhos, até que a prefeitura resolva o problema, como também, para que sejam colocadas placas, pela prefeitura de Maricá, com a finalidade da população, tomar ciência e se proteger do perigo de doenças, através de contatos diretos com águas poluídas, como é o caso.
Próximos capítulos, as participações da presidente da SANEMAR Sra Rita Rocha, do vereador Ricardinho Netuno, Posturas da prefeitura de Maricá, MPRJ e INEA.