O Jornal Na Pauta teve acesso a licença cedida pelo INEA – RJ e o Alvará de Obras da prefeitura de Maricá cedidos a empresa Iniciativa e Desenvolvimento Imobiliário – IDB BRASIL S.A.
Marcelo Cerqueira publicou no seu facebook todas as cópias das 2 licenças e a decisão do STJ – Superior Tribunal de Justiça.
Fizemos várias pesquisas e falamos com ambientalistas e entidades que estão ao redor do assunto, fizemos um resumo dos questionamentos apresentados contra as licenças cedidas pelo INEA – RJ e pela prefeitura de Maricá.
No dia 21 de março de 2023, o STJ deu outra martelada no assunto, contra a construção do Risort, segundo juristas, o processo suspende as licenças, bem como, retorna o processo para a 1ª instância, para que seja apresentada uma nova decisão/sentença.
A prefeitura de Maricá, cedeu um Alvará de Obras, também suspenso pelo STJ.
A notícia da confusão na reserva de Itaipuaçu Maricá, continua sendo noticia em vários canais de informações, inclusive fora do Brasil.
Os povos indígenas que estão envolvidos na questão alegam, que já estão há cerca de 10 anos no local, onde lhes foram feitas várias promessas, nada foi cumprido, não aceitam a obra, como também são firmes em dizer que não sairão do local.
Marcelo Cerqueira fez um vídeo sobre o conflito, onde aponta os autores da confusão, entre eles o ex-prefeito Qua Quá, que trouxe os povos indígenas de Camboínhas, acertado com o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves, acertos esses que ninguém tem acesso, prometendo um mundo de fadas aos povos indígenas, como sempre, tudo ilegal e cercado de mentiras.
Wow that was unusual. I just wrote an incredibly long comment
but after I clicked submit my comment didn’t appear.
Grrrr… well I’m not writing all that over again. Regardless, just wanted to say superb blog!